Ferrovias e Rodovias

A BR-135, que começa em São Luís, MA, precisava ser duplicada, assim como a ferrovia Transnordestina precisaria ser remanejada.

 

ESTUDO DE CASO

Duplicação da BR-135 e da ferrovia Transnordestina


Anhanguera (SP-330)

Cliente:

Consórcio SERVENG-ATERPA

Local:

Bacabeiras, MA.

Características:

O trecho a ser duplicado apresentava perfil geológico com cerca de 9,0m de profundidade de solo mole compressível, com baixa resistência. Para viabilizar a construção foi necessário fazer geoenrijecimento com CPR Grouting para atender às cargas de projeto.

Os resultados dos ensaios pressiométricos mostraram que houve significativo aumento da rigidez no solo tratado, adquirindo características semelhantes a de uma argila muito rija, que atenderam ao projeto.







Matriz:
(21) 3154-3250
Rua Correia de Ara√ļjo, 131
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
www.engegraut.com.br
atendimento@engegraut.com.br