Livro 'MELHORAMENTO DO SOLO MOLE E O GEOENRIJECIMENTO
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Ferrovias e Rodovias

A BR-135, que começa em São Luís, MA, precisava ser duplicada, assim como a ferrovia Transnordestina precisaria ser remanejada.

BR-135 - Transnordestina
 

ESTUDO DE CASO - Melhoramento de Solos Moles em Ferrovias

Duplicação da BR-135 e da ferrovia Transnordestina


Anhanguera (SP-330)
Cliente: Consórcio SERVENG-ATERPA
Local: Bacabeiras, MA.

Características: O trecho a ser duplicado apresentava perfil geológico com cerca de 9,0m de profundidade de solo mole compressível, com baixa resistência. Para viabilizar a construção foi necessário fazer geoenrijecimento com CPR Grouting para atender às cargas de projeto.

Os resultados dos ensaios pressiométricos mostraram que houve significativo aumento da rigidez no solo tratado, adquirindo características semelhantes a de uma argila muito rija, que atenderam ao projeto.






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