TRATAMENTO DA CONTAMINAÇÃO DO SOLO



O m√©todo de recupera√ß√£o do solo varia do simples encapsulamento do terreno contaminado com grautes qu√≠micos ao tratamento com lavagem neutralizante e bioqu√≠micos. Um dos tratamentos de recupera√ß√£o mais interessante √© a fito-recupera√ß√£o. Nele se utiliza plantas que, de forma natural, promove a absor√ß√£o/neutraliza√ß√£o do poluente qu√≠mico existente no solo. De um modo geral, h√° duas linhas de tratamento para o terreno contaminado. O m√©todo tradicional, com base na engenharia civil, faz uso de grautes qu√≠micos injet√°veis para isolar ou encapsular o material t√≥xico, independente do n√≠vel ou concentra√ß√£o existente, criando barreiras subterr√Ęneas verticais e horizontais no local, impedindo o seu contato com o len√ßol fre√°tico. Complementarmente, √© feito tamb√©m o tamponamento superficial do material, de modo a impedir o contato com a chuva e/ou restringir a libera√ß√£o de gases.

Dentro deste campo de tratamento exigir-se-á uma avaliação ou o monitoramento contínuo do terreno e da água freática adjacente ao encapsulamento.

O método mais moderno, no entanto, para recuperação de terrenos contaminados faz uso de processos físicos, químicos e biológicos (FQB), que são divididos em cinco itens:

1 ‚Äď Tratamento t√©rmico

Uso do calor para remover, estabilizar ou destruir os contaminantes.

2 ‚Äď Tratamento f√≠sico

Utiliza processos f√≠sicos para separar as subst√Ęncias t√≥xicas do meio hospedeiro.

3 ‚Äď Tratamento qu√≠mico

Utiliza rea√ß√Ķes qu√≠micas para remover, destruir ou modificar subst√Ęncias t√≥xicas.

4 ‚Äď Tratamento biol√≥gico

Faz uso de meios metabólicos naturais, como microorganismos e outros agentes biológicos para remover, destruir ou modificar os contaminantes.

5 ‚Äď Estabiliza√ß√£o/Solidifica√ß√£o

Nesta etapa, os contaminantes s√£o estabilizados quimicamente e/ou modificados, de modo a reduzir sua potencialidade.