Livro 'MELHORAMENTO DO SOLO MOLE E O GEOENRIJECIMENTO
ENGEGRAUT GEOTECNIA E ENGENHARIA

PERMEATION GROUTING

Permeation Grouting

Técnica de melhoramento de solos arenosos sem causar movimento ou fraturamento hidráulico. Basicamente, tem a ver com a substituição da água e do ar, presentes entre partículas do solo arenoso, fraco em resistência, por geogrout pré-dimensionado, utilizando-se baixas pressões.

PG também é utilizado com sucesso na redução ou interrupção da permeabilidade em solos, rochas e maciços de barragens, aplicando-se geogrouts tanto de reação ultra-rápida como expansivos. Com 35 anos de PG no Brasil, mais o conhecimento acumulado do PG desenvolvido nos EUA neste período, a ENGEGRAUT pode oferecer a seus clientes inúmeras vantagens para serviços de melhoramento de solos, reforço de fundações e interrupção de vazamentos. Tais como:

Execução do Permeation Grouting

  • Acesso a locais restritos, limitados e difíceis, sem interferência com a rotina do cliente.

  • Melhor custo-benefício em relação aos sistemas clássicos de compactação de solos e reforço de fundações.

  • O PG incorpora-se em qualquer tipo de fundação, já que sua efetividade independe das ligações entre peças estruturais.

TIPOS DE SOLO

Permeation grouting trabalha na seguinte faixa granulométrica de solos, por melhoramento de sua condição:

A tecnologia do PG tem a ver com a experiência da empresa executadora, seja pelo dimensionamento da forma como será feito o tratamento, seja pela utilização de geogrouts específicos, sempre tendo em vista o solo problemático. O geogrout, basicamente, caracteriza-se por ser de baixa viscosidade.



Célula Triaxial do CPR Grouting

Granulometria



VANTAGENS

  • Execução precisa e controlada.
  • Pré-determinação do tamanho, forma e profundidade do volume de solo.
  • Flexibilização para aumentar o escopo do tratamento.

TIPOS DE GROUT

  • Diversas resinas hidroexpansivas.
  • Bentonita, cimento e aditivos.
  • Areia e cimento.
  • Cimentício hidroexpansivo.
  • Poliuretano para solos.
  • Microconcreto.

INVESTIGAÇÃO DO SOLO

A sondagem do local, as características do solo, o histórico do local, o tipo de estrutura existente ou a ser construída são as variáveis que permitirão ao nosso corpo de consultores geotécnicos promover o dimensionamento do PG.


DIMENSIONAMENTO E MÉTODOS DE APLICAÇÃO

Para o melhoramento de solos arenosos promove-se o bombeamento do geogrout por tubos de injeção, à medida em que crava-se e retira-se o tubo. Para a redução ou interrupção da impermeabilidade em solos, rochas e barragens geralmente promove-se a cravação de tubos duplos de injeção, de modo a injetar-se simultaneamente os componentes A e B, do geogrout, nas cotas desejadas. A introdução deste geogrout, no fluxo existente, promove sua interrupção imediata. O processo de injeção do geogrout, tanto para serviços de melhoramento de solo, reforço de fundação e interrupção da permeabilidade é controlado tanto pelo tempo de pega e formação da fase gel do geogrout, como também pela velocidade e pressão da injeção. O volume do geogrout injetado é medido de forma precisa a cada metro injetado, de acordo com a malha de furos pré-estabelecida. Emprega-se diversos tipos de bomba para a aplicação do PG. A característica principal dos geogrouts é sua baixa viscosidade, seja utilizando-se geogrouts químicos, cimentícios ou híbridos. De um modo geral estima-se o grouting com base na permeabilidade do solo, assim como na destribuição e variação dos tamanhos dos vazios existentes ao longo das diferentes camadas do solo.